OFICINA SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL


DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): PRINCIPALMENTE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: Turmas do 2º ano do Ciclo II do Fundamental I

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Aproximadamente cinco meses antes da Mostra Cultural da escola
METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM
Quando você elabora um projeto, comece tendo em mente uma meta. Identifique o que acredita que seus alunos devem conhecer e serem capazes de fazer ao final do projeto. Determine metas específicas de aprendizagem, a partir dos conceitos que surgem do conteúdo do projeto e das habilidades do século XXI, a fim de assegurar que os alunos se aprofundem em uma temática que lhes interesse.



METAS
Que os alunos percebam que o povo brasileiro em sua maioria é afro-descendente ou afro-brasileiro, tendo a própria turma como amostragem;
Que conheçam as diferentes influências do povo africano em nosso cotidiano;
Que tenham vivências de valorização do povo negro;
Que entendam os conceitos de raça e preconceito;
Que ampliem a visão do que está envolvido em respeitar o outro;
Habilidades do século XXI: Que os alunos sejam abertos e receptivos a perspectivas novas e diversas;  Que possam articular pensamentos e ideias clara e efetivamente por meio da fala e escrita;
Possam usar a tecnologia como uma ferramenta para pesquisar, organizar, avaliar e    comunicar informações, e possuir uma compreensão fundamental das questões e legais acerca do acesso e uso de informações

Desenvolva questões estruturais do currículo para orientar o projeto e ajudar os alunos a manterem o foco sobre ideais importantes e conceitos-chave do assunto.

QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
Como respeitar o outro?
QUESTÕES DE AULA (QAs)
Por que a Cultura africana é importante para nós?
Como ligar respeito ao outro à diversidade étnico-racial?
Como ligar respeito ao outro à discriminação racial?
QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs)
Qual o conceito de raça e discriminação?
Quais são algumas heranças culturais trazido pelo povo africano?
Quais as marcas fenotípicas de nossa turma?

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO
Avalie a aprendizagem em vários momentos ao longo do projeto. Pense em indicadores centralizados nos alunos, contínuos e com base em seus planos de avaliação.

INDICADOR ESTRATÉGIA OBJETIVO
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Ideias apresentadas pelos alunos antes do início das atividades Rodas de conversa Avaliar a preparação para aula
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO
Relatos dos alunos referentes as instruções  dadas em aula Análise dos diários e Fichas de eventos casuais Acompanhar o entendimento dos alunos, fornecer feedback e criar estratégias de ensino
Informações consistentes e dúvidas pertinentes ao tema Reunião com os grupos para checar que estão aprendendo o que precisam, para tirar dúvidas e avaliar o progresso individual em tal ocasião Dar oportunidade aos alunos de fazer perguntas e esclarecer informações
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Indicadores nos relatos que mostram uma reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula, voltando à Questão Essencial e as Questões de aula Roda de conversa para reflexão Avaliar o crescimento deles durante a aula
Distribuição e cronograma de atividades
Elabore atividades que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e estejam conectadas com a realidade, incluindo tarefas e desafios que incorporem o uso da tecnologia.
DATA Atividades conduzidas pelo professor Tarefas individuais Tarefas em grupo Conexões com a comunidade
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
1ª semana Debate e lançamento do projeto com perguntas norteadoras em relação ao respeito ao outro, cultura africana e Exposição temática na Mostra cultural


DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO
1ª e 2ª semana

Pesquisar e escrever sobre quaisquer objetos (imagens) que possam ser ligados à África
3ª semana

Fazer apresentações dos objetos coletados para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural
4ª semana Trazer imagem para leitura iconográfica critica


5ª semana
Pesquisar conceitos de raça e preconceito

6ª semana Organizar momento reflexivo sobre os conceitos pesquisados


7ª a 9ª semana

Levantar personagens negros da comunidade e entrevistá-los para montar sua biografia
10ª e 11ª  semana

Fazer apresentações das biografias coletadas para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural
 
12ª semana


Pesquisar influência africana em relação à: alimentos, vestimentas, instrumentos musicais (cada grupo com uma pesquisa diferente)
  13ª
semana


Fazer apresentações das biografias coletadas para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural
  13ª semana Organizar momento reflexivo sobre os  pesquisas realizadas e respeito ao outro


  14ª semana
Pesquisar sobre marcas fenotípicas e escrever sobre si, fazendo relações com a pesquisa

  15ª semana Organizar momento reflexivo sobre marcas fenotípicas e respeito ao outro (trazer espelhos como objeto disparador)


 
15ª semana


Tirar fotos de cada membro da grupo/turma para montar painel demonstrando a diversidade do povo brasileiro
  16ª e 17ª
semana


Trazer personagens da comunidade entrevistados para relatar sua biografia, tendo colegas da turma, as famílias e funcionários como platéia. (Os grupos se responsabilizarão pela divulgação do evento e organização espacial – fotos, textos, etc)
  17ª semana Organizar momento reflexivo sobre os  pesquisas realizadas e respeito ao outro


DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO



Apresentar todo o material coletado na Mostra Cultural






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