DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): PRINCIPALMENTE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: Turmas do 2º ano do Ciclo II do Fundamental I
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Aproximadamente cinco meses antes da Mostra Cultural da escola
METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEMSÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: Turmas do 2º ano do Ciclo II do Fundamental I
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Aproximadamente cinco meses antes da Mostra Cultural da escola
Quando você elabora um projeto, comece tendo em mente uma meta. Identifique o que acredita que seus alunos devem conhecer e serem capazes de fazer ao final do projeto. Determine metas específicas de aprendizagem, a partir dos conceitos que surgem do conteúdo do projeto e das habilidades do século XXI, a fim de assegurar que os alunos se aprofundem em uma temática que lhes interesse.
| METAS |
| Que os alunos percebam que o povo brasileiro em sua maioria é afro-descendente ou afro-brasileiro, tendo a própria turma como amostragem; |
| Que conheçam as diferentes influências do povo africano em nosso cotidiano; |
| Que tenham vivências de valorização do povo negro; |
| Que entendam os conceitos de raça e preconceito; |
| Que ampliem a visão do que está envolvido em respeitar o outro; |
| Habilidades do século XXI: Que os alunos sejam abertos e receptivos a perspectivas novas e diversas; Que possam articular pensamentos e ideias clara e efetivamente por meio da fala e escrita; Possam usar a tecnologia como uma ferramenta para pesquisar, organizar, avaliar e comunicar informações, e possuir uma compreensão fundamental das questões e legais acerca do acesso e uso de informações |
Desenvolva questões estruturais do currículo para orientar o projeto e ajudar os alunos a manterem o foco sobre ideais importantes e conceitos-chave do assunto.
| QUESTÃO ESSENCIAL (QE) |
| Como respeitar o outro? |
| QUESTÕES DE AULA (QAs) |
| Por que a Cultura africana é importante para nós? |
| Como ligar respeito ao outro à diversidade étnico-racial? |
| Como ligar respeito ao outro à discriminação racial? |
| QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs) |
| Qual o conceito de raça e discriminação? |
| Quais são algumas heranças culturais trazido pelo povo africano? |
| Quais as marcas fenotípicas de nossa turma? |
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO
Avalie a aprendizagem em vários momentos ao longo do projeto. Pense em indicadores centralizados nos alunos, contínuos e com base em seus planos de avaliação.
| INDICADOR | ESTRATÉGIA | OBJETIVO |
| ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO | ||
| Ideias apresentadas pelos alunos antes do início das atividades | Rodas de conversa | Avaliar a preparação para aula |
| DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO | ||
| Relatos dos alunos referentes as instruções dadas em aula | Análise dos diários e Fichas de eventos casuais | Acompanhar o entendimento dos alunos, fornecer feedback e criar estratégias de ensino |
| Informações consistentes e dúvidas pertinentes ao tema | Reunião com os grupos para checar que estão aprendendo o que precisam, para tirar dúvidas e avaliar o progresso individual em tal ocasião | Dar oportunidade aos alunos de fazer perguntas e esclarecer informações |
| DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO | ||
| Indicadores nos relatos que mostram uma reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula, voltando à Questão Essencial e as Questões de aula | Roda de conversa para reflexão | Avaliar o crescimento deles durante a aula |
Elabore atividades que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e estejam conectadas com a realidade, incluindo tarefas e desafios que incorporem o uso da tecnologia.
| DATA | Atividades conduzidas pelo professor | Tarefas individuais | Tarefas em grupo | Conexões com a comunidade | |
| ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO | |||||
| 1ª semana | Debate e lançamento do projeto com perguntas norteadoras em relação ao respeito ao outro, cultura africana e Exposição temática na Mostra cultural | ||||
| DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO | |||||
| 1ª e 2ª semana | Pesquisar e escrever sobre quaisquer objetos (imagens) que possam ser ligados à África | ||||
| 3ª semana | Fazer apresentações dos objetos coletados para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural | ||||
| 4ª semana | Trazer imagem para leitura iconográfica critica | ||||
| 5ª semana | Pesquisar conceitos de raça e preconceito | ||||
| 6ª semana | Organizar momento reflexivo sobre os conceitos pesquisados | ||||
| 7ª a 9ª semana | Levantar personagens negros da comunidade e entrevistá-los para montar sua biografia | ||||
| 10ª e 11ª semana | Fazer apresentações das biografias coletadas para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural | ||||
| 12ª semana | Pesquisar influência africana em relação à: alimentos, vestimentas, instrumentos musicais (cada grupo com uma pesquisa diferente) | ||||
| 13ª semana | Fazer apresentações das biografias coletadas para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural | ||||
| 13ª semana | Organizar momento reflexivo sobre os pesquisas realizadas e respeito ao outro | ||||
| 14ª semana | Pesquisar sobre marcas fenotípicas e escrever sobre si, fazendo relações com a pesquisa | ||||
| 15ª semana | Organizar momento reflexivo sobre marcas fenotípicas e respeito ao outro (trazer espelhos como objeto disparador) | ||||
| 15ª semana | Tirar fotos de cada membro da grupo/turma para montar painel demonstrando a diversidade do povo brasileiro | ||||
| 16ª e 17ª semana | Trazer personagens da comunidade entrevistados para relatar sua biografia, tendo colegas da turma, as famílias e funcionários como platéia. (Os grupos se responsabilizarão pela divulgação do evento e organização espacial – fotos, textos, etc) | ||||
| 17ª semana | Organizar momento reflexivo sobre os pesquisas realizadas e respeito ao outro | ||||
| DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO | |||||
| Apresentar todo o material coletado na Mostra Cultural | |||||







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