Oficinas de leitura e escrita I: Alguns exemplos



Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Tipo: Metodologias

Conforme a dica Projetos de leitura e escrita I, em Turbine sua aula, os projetos de leitura, escrita e produção de discursos em linguagem oral são importantes ferramentas para trabalhar com a Língua Portuguesa. Apresentamos, a seguir, alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos nos anos iniciais de escolaridade:
  
1. De escrita
·  Produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela classe.
·  Produzir uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens da narrativa.
·  Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas, ou fábulas humorísticas.
·  Produzir um capítulo a mais, a ser inserido em um determinado conto de aventuras lido pela classe ou escolhido pelo aluno.
·  Produzir uma coletânea de contos policiais e detetivescos elaborados pela classe.
·  Produzir encartes que contenham instruções para jogos criados pela classe.

2. De leitura
·  Produzir um jornal mural temático (por exemplo, sobre clonagem, transgênicos, pesquisas a respeito do genoma humano, perdas que a biosfera vem sofrendo, candidatos da próxima eleição e suas plataformas de governo etc.).
·  Produzir uma coletânea dos melhores contos de ficção científica (ou outro gênero) escolhidos pela classe.
·  Produzir uma coletânea das diversas versões já produzidas sobre determinado conto de fadas (ou outro gênero).
·  Organizar um sarau literário sobre a obra de determinado autor.
·  Gravar uma fita cassete — ou de vídeo — em que sejam lidos contos ou poemas, para enviar a escolas de portadores de deficiência visual.

3. De leitura e escrita
·  Produzir um suplemento de resenhas críticas.
·  Produzir um fichário de resenhas das obras que constam da biblioteca e que foram lidas pela classe.
·  Organizar um jornal mural em que se elaborem comentários críticos sobre as principais polêmicas do mês.

4. De linguagem oral
·  Organizar um seminário sobre tema de interesse da classe.
·  Organizar uma mesa-redonda para debater determinada questão polêmica.
·  Realizar uma apresentação expositiva sobre o estande da classe na Mostra de Trabalhos organizada na escola.
·  Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social (como preconceito racial, internacionalização da Amazônia, trabalho infantil, entre outros).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário