UMA AULA DE MATEMÀTICA COM MÚSICA


Adaptado a partir de sugestão da Revista Nova Escola
Título: Dicionário de Matemática
Assunto: Compreensão da nomenclatura da Matemática
Tempo necessário: 2 aulas

Introdução
Muito da incompreensão da Matemática deve-se à falta de conhecimento do significado dos termos usados peladisciplina. A atividade proposta a seguir visa estimular o aluno a buscar o significado de termos matemáticos no recurso mais imediato de que dispomos: o dicionário.


Objetivos
Aprimorar o vocabulário matemático e criar o hábito de pesquisa no dicionário, o que vai colaborar com a
formação intelectual do aluno, não somente no campo da Matemática, como em todas as outras disciplinas.
Recursos didáticos
Dicionário da Língua Portuguesa

Música: Aula de Matemática, de Tom Jobim e Marino Pinto

Atividade: Caça palavras com termos retirados da poesia
P A C S D A E H E X A G O N O D B A S E
R J K L I N F I N I T E S I M A L T X A
O A S G K U K P E R I M E T R O D G G E
B I K O I N C O G N I T A I O T P I L P
L C V C A T E T O V J U N I D A D E N U I
E F I N C O M E N S U R A V E L M E N T E
M A I D R O A N G U L O H S G C E I E A
A T R I A N G U L O H J I O O I X N T G
S A C O I N F I N I T O E M A A T I A O
T E O R E M A U T U O J Q A A A A T S R
Q W L A P E R P E N D I C U L A R O I A
E R O S I P A R A L E L A S F R A Ç A O S

Organização da sala: Em grupos de quatro alunos.
Desenvolvimento da atividade/ procedimentos:
Coloque a música para tocar tendo os alunos uma cópia da letra. Usamos uma gravação com o Emílio Santiago, do
CD intitulado “Bossa Nova”.
Ao término da leitura/audição, peça a eles que grifem os termos matemáticos desconhecidos e deixe que
procurem as palavras no caça-palavras.
Quando terminarem, escreva no quadro de giz todas as palavras encontradas pelos grupos. Verifique se todos
encontraram as mesmas palavras e perguntem aos alunos se estão acostumados a consultar o dicionário. Em caso
de dúvidas, ensine-os a pesquisar. Finalmente, peça que procurem no dicionário o significado de todas as palavras
que desconhecem.
Avaliação
Observe durante a atividade se os alunos buscam satisfatoriamente as palavras no dicionário e conseguem
identificar o melhor significado matemático. Pergunte se eles se lembram se já utilizaram os termos pesquisados
durante as aulas de Matemática


Letra da Música
Aula de Matemática
Marino Pinto e Tom Jobim
Pra que dividir, sem raciocinar?
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B eu quero demonstrar
que eu gosto imensamente de você,
Por fração infinitesimal,
você criou um caso de cálculo integral.
E para resolver este problema,
eu tenho um teorema banal:
Quando dois meios se encontram
desaparece a fração
e se achamos a unidade,
está resolvida a questão.
Para finalizar vamos recordar
que menos com menos dá mais amor.
Se vão as paralelas ao infinito se encontrar,
Por que demoram tanto dois corações a se integrar?
Se desesperadamente, incomensuravelmente,
eu estou perdidamente apaixonado por você

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário