O Conte Outra Vez é um projeto que nasceu da necessidade de fazer as crianças voltar a sonhar. Sonhando, acreditam num mundo melhor, resgatam sua auto-estima, aprimoram sua aprendizagem, afloram a criatividade, tornando-se aptos para a conquista da verdadeira cidadania. A leitura é muito importante para inspirar sentimentos e condutas em crianças. Alegria, imaginação, valores pessoais e a celebração da própria vida são descobertos, muitas vezes, a partir de histórias que são contadas através das páginas de um livro. No entanto, é preciso ultrapassar o encantamento dos primeiros contatos e mergulhar, cada vez mais, na imensidão das palavras de um texto literário.
Com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura, em especial pela literária, e movida por uma constante necessidade de novos enfoques, o objetivo do projeto Conte outra vez... direciona suas ações em atividades de leitura compartilhada, em situações formais e informais com as crianças, valorizando a interação com o texto literário, suas imagens e sua poesia.
Um projeto de leitura envolve atividades artísticas, como dança, coral, dramatizações, poesia e teatro. O Conte Outra Vez é um evento que dá a oportunidade para cada aluno, cada escola que participa da oficina apresentar seus trabalhos. Durante o ano letivo, os alunos são estimulados para a apreciação da leitura de imagem, trabalhar com a releitura que aguça a criatividade e descobre o talento dos alunos. Nas artes plásticas ou na música, reler é vivenciar um certo trabalho e produzir outro com base nele, com um novo propósito.
Conteúdo
Cada oficina será organizada em torno de uma temática a partir da qual serão selecionados os recursos mais adequados (textos, filmes, músicas, etc.). Na sessão de escrita os alunos praticam a escrita de textos livres, vivenciando todas as etapas da produção textual – ensaio, esboço, revisão e edição. Utilizam-se técnicas de escrita criativa, como exercício de aquecimento de escrita, escrita rápida e outras que ajudam a desbloquear a escrita. Cada criança lê seu texto para os demais (em pequenos grupos) e estes “respondem” à escrita com suas impressões e questionamentos. Objetiva-se também o desenvolvimento de uma “consciência de audiência”.
Poderão ainda produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela turma. Produzir uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens da narrativa. Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas, ou fábulas humorísticas. Produzir um capítulo a mais, a ser inserido em um determinado conto de aventuras lido pela turma ou escolhido pelo aluno.
Sessão de Leitura
Essa sessão objetiva promover as crianças o contato com textos de boa qualidade como subsídio para a escrita. Outro objetivo é problematizar a escrita e seus processos, bem como as dificuldades e bloqueios nela envolvidos.
Algumas atividades propostas:
Ø Produzir um jornal mural temático.
Ø Produzir uma coletânea dos melhores contos de ficção científica (ou outro gênero) escolhidos pela turma.
Ø Produzir uma coletânea das diversas versões já produzidas sobre determinado conto de fadas (ou outro gênero).
Ø Organizar um sarau literário sobre a obra de determinado autor.
Ø Gravar uma fita cassete — ou de vídeo — em que sejam lidos contos ou poemas, para enviar as escolas de portadores de deficiência visual.
De leitura e escrita
Produzir um suplemento de resenhas críticas.Produzir um fichário de resenhas das obras que constam da biblioteca e que foram lidas pela turma Organizar um jornal mural em que se elaborem comentários críticos sobre as principais polêmicas do mês.
De Linguagem oral
Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social (como preconceito racial, internacionalização da Amazônia, trabalho infantil, entre outros).
Como forma de estimular e socializar a produção textual das crianças será organizada uma coletânea de textos da turma, distribuída, no final da oficina, para cada participante.
Cronograma de Atividades
ü Leitura de várias obras de acordo com a idade
ü Contar de história
ü Filmes
ü Releitura de várias obras de autores diversos
ü Produção, reprodução, interpretação de textos diversos.
ü Interpretação de textos através de desenhos
ü Dramatização
ü Jogral, mural
ü Entrevistas
0 comentários:
Postar um comentário