Oficina de leitura e escrita.


APRESENTAÇÃO

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.


JUSTIFICATIVA

As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.

OBJETIVO GERAL


·         Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando - os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
·         Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias;
·         Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;
·         Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
·         Propiciar uma relação criativa critica e libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de democratização e mudança social coletiva.
·         Incentivar a formação de leitores;
·         Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;
·         Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
·         Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
·         Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas
CONTEÚDO

Cada mês da oficina será organizada em torno de uma temática a partir da qual serão selecionados os recursos mais adequados (textos, filmes, músicas, etc.). Na sessão de escrita os alunos praticam a escrita de textos livres, vivenciando todas as etapas da produção textual – ensaio, esboço, revisão e edição. Utilizam-se técnicas de escrita criativa, como exercício de aquecimento de escrita, escrita rápida e outras que ajudam a desbloquear a escrita. Cada criança lê seu texto para os demais (em pequenos grupos) e estes “respondem” à escrita com suas impressões e questionamentos. Objetiva-se também o desenvolvimento de uma “consciência de audiência”.

Poderão ainda produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela turma. Produzir uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens da narrativa. Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas, ou fábulas humorísticas. Produzir um capítulo a mais, a ser inserido em um determinado conto de aventuras lido pela turma ou escolhido pelo aluno.

METODOLOGIA

Para se trabalhar o tema proposto “leitura e produção de texto” faz-se necessária primeiramente uma sondagem das condições socioculturais do educando a fim de compreender e identificar o nível de leitura e produção necessária para o efetivo trabalho intelectual. Partir-se-á então daquilo que é próprio de seu cotidiano, não, porém deixando de lado informações inerentes ao crescimento como ser social.
A partir dessa sondagem é que se podem traçar diretrizes norteadoras do trabalho, buscando sempre corresponder às expectativas do aluno enquanto leitor. A leitura e discussão base de toda atividade serão trabalhadas de forma a desenvolver o senso crítico e habilidade de construção do texto escrito, considerando-se sempre o educando como sujeito ativo na construção de seu próprio trabalho.
Sendo assim, os alunos terão em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionam a visão da importância do ato de ler e compreender textos desde os clássicos de leitura juvenil aos contemporâneos, bem como de produzir textos criativos e informativos como forma de participar diretamente do mundo em que vive e porque não influenciá-lo?

AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá através da efetuação do processo gradativo e contínuo, em que estaremos analisaremos possíveis falhas e oportunizando as correções necessárias, dessa forma, o aluno é participante ativo do processo de avaliação, em todos os seus momentos, também se auto-avaliando. Participação na avaliação é sinônimo de avaliação permanente. Aprender a avaliar-se e a criticar-se para melhorar é a contribuição central da participação para a avaliação.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades a serem trabalhadas serão escolhidas de acordo com o que se julga necessário para incentivar a leitura e a produção de texto.
Portanto, para que isso se realize, serão usadas atividades diversas como:
·         Cartazes;
·         Desenhos;
·         textos verbais e não verbais;
·         músicas;
·         dramatização;
·         brincadeiras;
·         leitura de contos;
·         jornais;
·         Revistas em quadrinhos;
·         Poemas;
·         Poesias
·         Visitas: Centros históricos, cinema, teatro e feiras de artesanato.
As quais contribuirão para o raciocínio e entendimento da leitura para uma boa produção de texto confecções de trabalhos com diferentes tipos de abordagens. 

MATERIAIS

  • Literatura
  • Infanto-juvenil
  • Papel pardo
  • Papel laminado
  • Papel camurça
  • Cola
  • Barbante
  • Fita adesiva
  • Cadernos
  • Lápis
  • Borracha
  • Lápis de cor
  • Literatura brasileira (condensada)
  • Tinta para impressora
  • Papel A4
  • Pincéis Atômico
  • Cadernos
  • DVDs (vídeo)
  • Papel Carmem
  • Papel crepom
  • Papel cartão
  • Revistas em quadrinho
  • Revistas: Veja, horóscopo, fofocas, e outras.
  • Giz
  • Grampeador
  • Grampos
  • Jogos educativos
  • Xérox
  • Quebra-cabeça

PÚBLICO ALVO

Os alunos do Programa Mais Educação, da escola Aquilino.
       
MESES
Maio.
Jun.

Jul.
2011
Ago. 2011
Set.
2011
Out.
2011
Nov.
2011
Apres. Diversas formas de leitura
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Confecção de jogos

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Construção do jornal escolar

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Dinâmica de grupo
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Cinema na escola

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Oficina na biblioteca



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Leitura de diferentes textos
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Música

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Produção textual
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Sondagem e Ident. Sócio/Cul.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escoas do Campo. Resolução n. 1, de 3 de abril de 2002, Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB. Lei no. 9.394 de dezembro de 1996.  MEC
MELLO JR, José.O livro Digital: Revista Editor, ano 2 - Nº 8 - Fevereiro / Março 2000.

Disponível : http://www.ebookcult.com.br/ebookzine/leitura.htm> acesso em 11/05/2011.

A era dos e-books. Disponível em:
http://ebookcult.com.br/ebookzine/addframe.php?local=/ebookzine/a_revolucaonaleitura.htm
> acesso em 11/05/2011.

BAMBERGER, Richard. Como Incentivar o Hábito de Leitura. 2ª Ed. São Paulo – Editora Ática, 1986.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da Leitura Para a Leitura do mundo.  Editora Afiliada – São Paulo, 6ª Ed – 2001.

AGUIAR, Vera Teixeira. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 5ª Ed. Porto Alegre, 1985.

GUEDES, Paulo Coimbra. SOUZA, Jane Mari de. Ler e escrever compromisso de todas as áreas.  8. ed. -  Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2007.

FRANCHI, Eglê. E as crianças eram difíceis...A redação na escola. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

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